top of page
Buscar

Aprenda! Você vai se surpreender quando precisar usar seu conhecimento!



ree

O Areópago é uma colina rochosa perto da Acrópole de Atenas, onde, segundo o relato bíblico em Atos dos Apóstolos 17:22-31, o apóstolo Paulo fez seu famoso discurso aos atenienses.

Na Grécia Antiga, o Areópago era um conselho aristocrático responsável por casos importantes, incluindo crimes graves, questões religiosas e morais. Quando o apóstolo Paulo pregou no Areópago, ele estava se dirigindo a um grupo de filósofos e líderes atenienses, provavelmente durante uma sessão do conselho que discutia novas ideias religiosas e filosóficas. Os atenienses eram conhecidos por seu interesse em novas doutrinas, e foi nesse contexto que Paulo apresentou sua mensagem sobre o "Deus desconhecido".

Na minha visita ao Jardim Nacional de Atenas, passei por esse lugar e não resisti a treinar meu latim, aprendido na UESC, quando comecei meus primeiros passos como estudante de Letras.

Claro que a tradução apresentada aqui foi feita com uso de inteligência artificial, mas as fotos são do momento em que Gabriel brincava no jardim, quando descobri essa preciosidade.

Se tenho um conselho para você, é este: aprenda. Mesmo que você não saiba quando usará um conhecimento, a vida sempre lhe dará a chance de aplicá-lo.

Viaje. Toda vez que você conhece um lugar do mundo, descobre o quanto você é apenas um fragmento da imensidão, mas também um elo essencial na grande corrente da humanidade.

Viaje, toda vez que você conhece um lugar do mundo descobre o quanto você é apenas um fragmento da imensidão, mas também um elo essencial na grande corrente da humanidade

Essa placa de mármore foi instalada no Areópago para marcar o local onde, segundo a tradição cristã, Paulo teria falado ao conselho ateniense.

Este texto é um trecho do discurso do apóstolo Paulo no Areópago de Atenas, conforme registrado no Novo Testamento da Bíblia, no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 17, versículos 22-31.

 

Tradução aproximada para o português:

**"E Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Atenienses, vejo que em tudo sois extremamente religiosos. Pois, passando e observando os vossos objetos de culto, encontrei também um altar em que estava escrito: 'Ao Deus desconhecido'. Pois bem, o que adorais sem conhecer, isso vos anuncio.

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos de homens como se necessitasse de algo, pois é Ele quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.

[...]

Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra esculpida por artifício e imaginação do homem. Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em toda parte, que se arrependam.

Porquanto tem determinado um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que Ele destinou e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos."

 

 

 
 
 

Comentários


bottom of page